Significado da palavra amor

Você já pensou no significado real da palavra AMOR? Esse assunto tem me perturbado de um tempo pra cá. Às vezes se diz “eu amo…” sem saber o significado profundo que essa palavra possui. Talvez seja porque, nos dias de hoje, esse significado profundo ele não existe.

No português, a palavra amor denota vários sentidos. Ao contrário do grego. Nesta língua, são utilizadas quatro palavras para quatro sentidos específicos:

1 – Eros – amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo derelação sexual.

2 – Pragma – Pragma (do grego, “prática”, “negócio”) seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

3 – Storge – É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva.

E o mais massa:

4 –

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor

viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos;

inclinação da alma e do coração;

objecto da nossa afeição;

paixão;

afecto;

inclinação exclusiva

Acredito que esta palavra remete a um significado muito maior do que as pessoas pensam.

Talvez isso aconteça devido ao fato de que é uma palavra que possua vários sentidos dependendo do contexto em que é usada. A diferença entre as frases “Eu amo chocolate!” e “Eu te amo” é um exemplo. Mas o estranho é que, em certas situações, essas frases possuem o mesmo nível de intensidade. Como se a pessoa “amada” não passasse de um “chocolate” que pode ser jogado fora se estiver estragado ou acabar rápido. O amor tem sido visto como um simples sentimento que expressa um desejo, às vezes, intenso, mas que é passageiro.

Se procurássemos entender o amor como uma atitude e não como um sentimento talvez os relacionamentos, tanto entre amigos quanto entre namorados e cônjuges, seria diferente, mais intensos e mais duradouros.

TAGS: ,

2 Comentários

  1. Dayse Lee Kester Cardoso da Silva disse:

    Te amo,Ich liebe dich,Je t’aime, Je t’adore…ô palavra pequena com intensos significados.
    O texto claramente revela um pensamento contemporâneo e que verdadeira permeia a mente de alguns.
    O amor é maravilhoso de sentir e o melhor de tudo,é quando você descobre a FONTE; Deus.
    Não adiantará ir em busca do “amor” se você não se preparar para a sua chegada e permanência longínqua,duradoura.
    Infelizmente,não terei como contar agora o testemunho de nossas vidas ( minha e do meu esposo),mas é ESPETACULAR,quando nos dispomos à esta preparação.
    Temos alguns livros de um autor maravilhoso e que nos ajudou muito,abaixo da Bíblia,a entender o que é o AMOR,como vivenciá-lo diariamente.
    -> Gary Chapman / ed. Mundo Cristão
    Outro livro que “abriu” a minha visão sobre Relacionamento Cristão,Oração ao futuro Cônjuge é:Eric e Leslie Ludy / Bless Gráfica e Editora Ltda.

    Mais uma vez queridos,a indicação dos livros citados,apenas são sugestões.

    Que o Pai de Amor,o Próprio Amor,vos conceda entendimento através da Sua Palavra.

    “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4.12

    Permaneçam na PAZ.

  1. red meizitang

Deixe seu comentário