O AMOR NA MITOLOGIA GREGO-ROMANA

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O AMOR NA MITOLOGIA GREGO-ROMANA
Estudos de Psicologia I Campinas I 22(1) I 63-75 I janeiro – março 2005
1 Instituto de Ciências Humanas, Curso de Psicologia, Universidade Paulista. Campus Chácara Santo Antônio, Rua Cancioneiro Popular, 210, 04710-000,
São Paulo, SP, Brasil. E-mail: <aninhabraz@ig.com.br>.
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Origem e significado do amor na mitologia greco-romana
Love origin and meaning according to greco-roman mythology
Ana Lúcia Nogueira BRAZ1
Resumo
O presente artigo visou compreender as possíveis origens e o significado do amor, utilizando como referência de análise a mitologia
greco-romana. A escolha da abordagem mitológica justifica-se pelo fato de que, em nossa pesquisa, encontramos na cosmologia
greco-romana uma das primeiras formulações e significado do amor através do mito de Eros e suas diversas repercussões.
Utilizou-se dele para tornar mais claros os diferentes caminhos simbólicos concebidos para explicar a participação do amor no
desenvolvimento e formação da psique individual e coletiva. Foram descritas e analisadas diferentes versões de Eros e suas possíveis
influências na compreensão e vivência do amor nos tempos atuais. Em nossa análise, podemos afirmar, através do mito de Eros,
que o amor é essencial para a realização e plenitude da pessoa, porque é o elemento que preenche de sentido a existência e
humaniza as relações na medida em que abre espaço de existência para o outro junto a si.
Palavras-chave: amor; Eros; mitologia grego-romana; significado do amor.
Abstract
The proposal of the following paper was to identify all possible meanings of love through the Greek-Roman mythology. This mythology
approach was chosen, as the Greek-Roman cosmology is one of the eldest love concepts and meanings through the Eros myth and its
repercussions. This myth explores the symbolic possibilities to understand love influence on the individual and collective psiqué
development. Many Eros versions have been analyzed in order to evaluate the actual love meaning possible influences. Considering
Eros´ myth, this paper concludes love is part of human being, as it can give human being’s life and relationships meaning.
Key words: love; Eros; greek-roman mythology; love meaning.
O objetivo deste artigo é realizar uma análise
inicial sobre as possíveis origens do conceito amor, seu
significado e influência no contexto histórico, cultural
e psicológico da civilização ocidental. Pelo fato de haver
poucos trabalhos de pesquisas sobre o amor, esse é,
em nossa concepção, um campo propício à pesquisa.
Nesse sentido, uma investigação histórico-mitológica
sobre a origem do amor poderá contribuir para
desvendar um pouco mais o misterioso e interessante
tema.
Num primeiro momento, procuramos analisar
a etimologia da palavra e algumas definições de amor,
com a finalidade de compreendê-lo de maneira ampla.
Como fruto desta pesquisa inicial, encontramos na
cosmologia (corpo de princípios míticos ou científicos
que se ocupa em explicar a origem do universo) uma
das primeiras formulações e significado do amor
através do mito de Eros e suas diversas repercussões.
Por essa razão, buscaremos rever as descrições do amor
em diferentes vertentes mitológicas, buscando
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descrever o significado e o caminho do desenvolvimento
amoroso, por essa ótica, com a finalidade de
tornar o amor objeto de conhecimento mais profundo.
É importante lembrar que há grande influência
dos mitos na história da humanidade. A psicologia, mais
especificamente, utilizou-se deles para tornar claros os
diferentes caminhos simbólicos concebidos para
explicar o desenvolvimento do homem e a formação
da psique individual e coletiva. Assim, Freud, Jung, Erich
Fromm, entre outros muito contribuíram para que os
mitos deixassem de ser vistos como simples lendas ou
histórias e passassem a ser entendidos como soluções
imaginativas elaboradas pelos povos a fim de
solucionar os fenômenos inexplicáveis da natureza, os
problemas de cunho emocional, pessoal e cognitivo
que lhes propõem sua existência. O mito também é
definido como expressão simbólica dos sentimentos e
atitudes inconscientes de um povo. Por essa razão, sua
importância para a psicologia é tão grande.
Para Jung (1978), os mitos são fundamentais
para se compreender a espécie humana, pois através
deles é que acontecem as manifestações dos
arquétipos, isto é, modelos advindos do inconsciente
coletivo da humanidade que constituem a base de
formação da psique humana. Os arquétipos têm como
função revelar atitudes dos homens, dar uma
significação ao mundo e à existência humana.
Dessa maneira, é possível compreender a
universalidade dos símbolos, que, segundo Brandão
(1988), se apresentam em todas as culturas e épocas
de forma idêntica. Eles carregam consigo a possibilidade
de vislumbrarmos nossa origem apenas por
meio de seu significado, e, por sua vez, facilitam a
recuperação da nossa memória e, portanto, da nossa
consciência e identidade como ser humano. Nesse
sentido, descrever algumas das várias versões do mito
de Eros, que envolve o surgimento do amor, poderá
contribuir para a compreensão do seu significado nos
tempos atuais, assim como poderá resgatar uma parte
da identidade da origem do ser humano.
Encontramos na mitologia greco-romana uma
das primeiras formulações do significado do amor
através das diferentes descrições do mito de Eros, o
deus do amor. Embora a mitologia bramânica (indiana)
também descreva a lenda de Kama, o deus do amor, a
greco-romana foi escolhida por ter influenciado de
forma mais direta a cultura ocidental em que vivemos.
Algumas narrativas que serão abordadas sobre
a origem de Eros tiveram como base de referência
autores clássicos como Hesíodo (1987) e Platão (2000),
e copiladores como Brandão (1988) e Bulfinch (2000);
esses dois últimos descreveram várias versões sobre o
mito de Eros que auxiliarão na compreensão e análise
da temática em questão.
A origem do amor segundo a
mitologia greco-romana
De forma épica e poética, Hesíodo (1987), com
a obra clássica “Teogonia”, descreve como se deu a
origem do universo e dos deuses segundo a mitologia
greco-romana. A partir desse poema, também
conhecido como novela, pode-se iniciar uma análise
mais profunda da origem do amor.
Versões sobre a origem do universo e de
Eros
O mito da origem do universo foi composto por
Hesíodo, no século VIII a.C. Além de ser um épico, é,
provavelmente, a mais antiga descrição de Eros que
chegou até nós. Para o autor, o início de tudo se deu na
era panteística (relativo a panteísmo: doutrina
caracterizada por uma extrema aproximação ou
identificação total entre Deus e o universo, concebidos
como realidade única integrada). O universo se fez a
partir do Caos (Káos), do vazio essencial, isto é, do
espaço incomensurável de matéria eterna e rudimentar
que pertencia à esfera do não ser; era uma massa
confusa, na qual se confundiam os princípios de todos
os seres. Do caos surgiram os deuses primordiais. A Terra
– também denominada Gaia, Geia ou Vesta original, mãe
universal de todos os seres, a sagrada mãe e origem de
tudo – foi a primeira a surgir depois do caos. Das
profundezas e entranhas da terra, nasceu Tártaro, um
deus invisível que representa o inferno. Por fim, Eros, o
deus do amor, desperta; ele é o responsável pela união
amorosa entre todos os seres, aquele que possibilita a
procriação de tudo que há no universo. É, também, o
mais belo dos deuses.
Eros é a divindade primordial ou original
responsável pela união amorosa entre os seres. Com
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isso, pode-se dizer que ele é preponderante para o
surgimento da vida no universo, visto que apresenta
grande influência sobre todas as coisas da natureza. A
energia do amor é forte e avassaladora; para Hesíodo,
não há ser que possa opor resistência a Eros, pois ele é
a força cósmica da fecundação e multiplicação, e,
conseqüentemente, perpetuação da vida, inspirando
simpatia entre os seres para que se unam. Esse deus é
também responsável pela união e ordenação das
diferentes forças do universo ou da afinidade universal.
Nenhum ser pode se furtar da sua influência ou força,
seu poder vai além da natureza animada, ele une,
mistura, multiplica não só humanos, mas várias espécies
de vegetais, minerais, enfim, dá vida a toda a natureza;
seus domínios envolvem todos e tudo. Dessa maneira,
Hesíodo deixa bastante evidente a importância que
atribuiu a Eros na formação do mundo. Como dito
anteriormente, essa é, provavelmente, uma das
primeiras explicações sobre a origem de Eros, porém,
esse mito recebeu várias versões ao longo dos tempos
que serão descritas sinteticamente a fim de podermos
conhecer e ampliar nosso universo de análise sobre o
amor.
Em uma das variantes do mito de Eros, encontra-
se a Orfinica (filosofia originada na Grécia do século
VII a.C., cuja origem é atribuída a Orfeu, que tinha a idéia
de transmigração, de reencarnação da alma humana,
após a morte corporal). Segundo ela, o deus nasce de
um ovo primordial, concebido pela união de Caos (o
vazio) e Nix (noite); das duas metades de sua casca
surgem Urano (Céu) e Geia (Terra); do centro desse ovo
nasce Eros, energia que garante a vida, força
fundamental de união do mundo. É interessante notar
que somente com o ovo primordial a vida na Terra
torna-se viável. Nessa versão, Eros é visto como força
de ligação e coesão do universo, trazendo em si o
desejo de tudo ligar e unir.
Já na versão de Parmênides de Eléia, século VI
a.C., o começo de tudo se deu a partir de dois princípios
contraditórios: o Dia e a Noite, que separados nada
podiam gerar. A formação de todas as coisas
dependeria do equilíbrio recíproco entre esses dois
elementos. Para tanto, nasceu Eros já com a
responsabilidade de realizar a atração e o equilíbrio
entre a própria contradição. E assim o faz, sendo, pois,
considerado o fundador do Universo, bem como o da
existência da vida nele.
Quase da mesma maneira acontece na
genealogia de Empédocles, que data, segundo Durozoi
e Roussel (1993), aproximadamente, de 420 a.C. É
descrito o universo como sendo produzido por forças
opostas, porém complementares. Philia, o amor, atua
aproximando os diferentes seres e coisas da natureza,
enquanto Neikos, o ódio, no sentido contrário, busca
apenas união das coisas iguais. A ligação desses dois
seres promoveu a constituição dos quatro elementos
fundamentais: água, terra, fogo e ar. Através do poder
de coesão do amor e do ódio, surgiram os diferentes
elementos da natureza e os seres do universo.
Os deuses, isoladamente, nas diversas versões
cosmogônicas descritas, criaram os espaços, o dia, a
noite, a terra e o inferno, nos quais não se desenvolvia
vida, que só surgiu por intermédio de Eros (gerador do
processo de união), que promoveu, assim, seu
desenvolvimento. Pode-se notar que Eros é considerado,
nessas diversas genealogias citadas, um deus
poderoso e fundamental. Por isso, alguns filósofos das
Academias, segundo Brandão (1988), insurgiram-se
contra a tendência generalizada de fortalecer a imagem
dele. Desse modo, produziram-se novas cosmogonias,
que atribuíram novas origens ao tão questionado deus.
No período de domínio romano, despontaram
outras versões, passando Eros a ser visto como um deus
de categoria inferior, um demônio (daimóin, palavra
grega que significa deus de categoria inferior,
intermediário entre os deuses e os mortais), que exercia
seu poder sobre os homens. Por estar entre os humanos
e as divindades, pois unia o “Todo” (os deuses) ao
homem, era depreciado. Na mesma direção outra
índole foi atribuída ao deus do amor. Na versão de
Eurípides, Eros tem duplo caráter, num momento era
força perniciosa que provocava a ruína dos homens e,
em outro, o poder que levava a virtude e a salvação
aos homens.
No período Alexandrino, o deus perdeu sua
dimensão primordial para se tornar o promotor de
aventuras perversas e galantes entre os mortais. Houve
uma grande mudança na maneira de compreender sua
origem e função. Nessa fase, ele perdeu suas
características originais de deus primordial e passou a
ser considerado como uma força ou uma energia que
provocava um estado de insatisfação e inquietude no
ser humano.
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Muitas versões diferentes continuaram a
aparecer para compor a origem e desenvolvimento de
Eros. Na mais conhecida ou popular na civilização
ocidental, segundo Brandão (1988), Eros foi concebido
por Hermes e Afrodite Urânia, a divindade dos amores
etéreos. Filho da deusa do amor e da beleza, Eros foi
descrito como companheiro e auxiliar constante de sua
mãe, tendo como função realizar todos os seus desejos
e pedidos. Dessa maneira, ele se tornou um ser sem
vontade própria, usado como um objeto realizador das
vinganças de Afrodite ou, simplesmente, mediador da
sua diversão.
Em outra variante pouco encontrada, de autoria
incerta, Eros é representado como um garotinho louro,
alado e travesso. Conta-se que Afrodite, preocupada
com seu filho que não crescia, queixou-se e pediu
orientação a Têmis, deus profético da lei que, com sua
sabedoria, esclareceu que o menino não crescia por ser
uma criança muito solitária, por não partilhar nada e
por não conhecer o sentimento de troca, nem de
fraternidade. Têmis afirmou também que ele haveria
de crescer se compartilhasse seu desenvolvimento e
vida com alguém. Por fim, o deus da lei orienta Afrodite
a ter mais um filho. Seguindo sua orientação, ela dá à
luz Anteros, deus do amor mútuo e compartilhado. A
partir desse nascimento, Eros passa a conviver com seu
irmão, dividindo a atenção da mãe. Ao experimentar o
sentimento de cuidado e amizade para com o outro,
ele começou a se desenvolver e se tornar o deus mais
belo e formoso do Olimpo.
De acordo com a história acima, Eros só foi capaz
de se desenvolver quando experimentou vivenciar uma
relação de troca, de atenção e cuidados, ou seja, um
relacionamento próximo e afetivo com um igual.
Anteros (anti-Eros), símbolo do amor recíproco, tem
como característica ser um amor mútuo e infinito, que
cresce quando compartilhado. Seu nome lhe dá um
caráter moderador, diferentemente de Eros que é
perverso e essencialmente servo dos desejos e
vontades de sua mãe. Anteros, por conseguinte, surge
como oponente das maldades promovidas pelo irmão;
sua função era de enriquecer a si e ao outro por meio
da entrega total, da generosidade e da reciprocidade.
O amor que Anteros distribuía multiplicava-se sempre
que era compartilhado com o outro, ou, em outras
palavras, quanto mais fosse dividido, maior se tornaria.
Com esse contato, Eros pôde se desenvolver e atingir a
idade adulta. Por isso, o nascimento de Anteros prova
que o crescimento e evolução são obtidos por
intermédio do cuidado e amor gratuito. Amando Eros
sem estabelecer condições, convivendo com suas
maldades sem o julgar, estando próximo e disposto a
ajudá-lo quando necessário, ele enriqueceu a si e ao
irmão. Esse mito permite que se perceba a importância
da reciprocidade nas relações de afetividade, nas quais
o amor, para crescer, tem necessidade de ser
compartilhado e multiplicado. Anteros, portanto, nasce
com o objetivo de dar o sentido original ao amor
fraternal, cuja característica básica é ser gratuito, mútuo
e incondicional, isto é, independentemente do que é
amado. Eros, ao perceber que era capaz de estabelecer
uma relação amorosa, fraternal e incondicional,
consegue se desenvolver e se tornar adulto, um ser
único, inteiro e diferenciado.
Observa-se que essa versão é pouco conhecida
e raras vezes encontrada nas diversas obras sobre o
assunto. Vale salientar que é interessante e, até mesmo,
estranho constatar que Anteros não é mais citado nessa
e nem em outra genealogia. Não há continuidade de
sua história. Nessa lenda, ele foi uma poderosa fonte
de desenvolvimento e crescimento para Eros, mas logo
desapareceu. Supomos que tal fato indique a
desatenção e pouca importância dada aos sentimentos
de fraternidade e de gratuidade ao longo da história
dos homens ocidentais.
Diferentemente dessa, a alegoria que mais se
tornou conhecida e preferida por poetas, escultores e
pintores sobre a origem de Eros, segundo Brandão
(1988), é aquela cujo deus é filho de Afrodite (deusa da
vulgaridade e dos desejos incontroláveis) e Hermes (o
intérprete da vontade dos deuses, patrono da ciência,
aquele que conduz a luz para as trevas). Nessa narrativa,
Eros é caracterizado como um garotinho alado,
perverso, travesso e que jamais cresceu. De acordo com
essa versão, o cupido se apresenta de olhos vendados,
armado em uma das mãos com um arco e flecha, e
segurando, na outra, um globo, que às vezes é
substituído por uma tocha.
Tal simbologia de Eros pode ser compreendida
quando se busca o sentido ou significado de cada ícone
utilizado nessa representação. O primeiro símbolo é o
da criança alada, muito travessa e perversa repre67
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sentando a juventude, imaturidade, irresponsabilidade
e impulsividade. Essa imagem nos faz entender o quão
infantil e adolescente é o amor, o que nos remete à
idéia de que ele nunca chegará à idade da razão (logos),
motivo de sua irracionalidade, sempre traquina e
perversa, guiada somente pelo princípio do prazer.
O segundo símbolo é o arco e a fecha, uma arma
de caça, indicando que o amor não é algo que venha
sem esforço, pelo contrário, está ligado à luta para a
conquista dos objetivos. É um instrumento de ataque
e ao mesmo tempo de defesa, indicando que no amor
há movimento constante, alternando tempos de
tranqüilidade e de “guerra”.
O terceiro símbolo é a venda nos olhos,
significando a cegueira do amor. Eros se diverte,
domina, apossa-se do outro mesmo sem vê-lo, talvez
isso tenha dado origem ao tão conhecido e velho
ditado popular: “o amor é cego”. O deus em sua origem
nunca vê quem é atingido pelas setas que despertam
o amor.
O globo, representando o quarto símbolo, é
traduzido como a universalidade do amor, que alcança
toda a terra a ponto de ninguém poder escapar da sua
força. A tocha, que, às vezes, substitui o globo, indica a
força flamejante, quente e intensa do amor; é o fogo
que arde constantemente no interior do ser humano.
Não é só nessa alegoria que Eros, companheiro
inseparável de Afrodite e obediente de todas as suas
ordens, é considerado o instrumento de vingança da
deusa. Em razão da sua perversidade, deixa de ser a
força unificadora, que se identificava em versões
anteriores, converte-se em agente de divisão, pois está
sempre servindo o princípio egoísta de Afrodite,
passando a viver como um autômato, em estado de
passividade.
Nas genealogias iniciais, século VII a.C., Eros é
considerado o princípio gerador de vida e união, deus
primordial que promove a junção das forças distintas
do universo. Em detrimento disso, transforma-se, nas
versões posteriores, em símbolo do egoísmo e
perversidade humana como reflexo da influência de
sua mãe.
Poucos são os mitos que sofreram uma
transformação tão evidente e marcante ao longo da
mitologia greco-romana. Talvez isso possa tanto indicar
a dificuldade do homem em valorizar e dar um sentido
amplo e desinteressado à existência do amor em sua
vida, quanto traduzir as dificuldades do amor na
vivência e consciência humana.
Por meio das narrativas citadas até agora,
constatamos que Eros se transformou em mero servidor
de sua mãe, cumprindo, digamos, um papel secundário
nos mitos. No entanto, há uma versão em que o deus é
protagonista e sua genealogia tem continuidade.
Assim, em determinado momento, ao invés de impingir
nos outros o amor, é irrompido por ele com uma de
suas setas. Se antes o amor apenas pungia nas flechas
lançadas contra os mais diferentes seres a fim de
provocá-lo em cada um, agora, ao ser enfeitiçado por
ele, sua vida se transforma: torna-se um ser inteiro e
pleno. Essa versão, em que o deus do amor aparece
mais adulto e com vida própria, é encontrada no
clássico mito de Psique.
Tal lenda indica a dimensão do amor adulto e
todas as dificuldades desse para se estabelecer e se
manter. Devemos nos ater com mais detalhes à sua
descrição por conter informações importantes, seja na
questão da análise do amor maduro, seja por ser esse
mito escolhido pela psicologia como símbolo de
origem. Ao conhecer melhor a lenda, sua análise e
compreensão poderão ser facilitadas.
O mito de Eros e Psique
Antes da analogia propriamente dita, é
necessário esclarecer que “psique” é uma palavra
derivada do verbo psýkhein, que significa soprar, respirar.
Etimologicamente, “psique” significa sopro vital, vida,
essência ou personificação do princípio da vida,
princípio que anima o universo.
O mito de Eros e Psique é de origem grega e foi
descrito por Lúcio Apuleiro (150 d.C.) no romance
“Metamorfoses”. O texto que segue é baseado nas obras
de Brandão (1988) e Bulfinch (2000), encontrado no
“Livro de Ouro da Mitologia” e em “Mitologia Grega, v.2”.
Psique era uma linda princesa que tinha duas
irmãs. Todas elas eram belíssimas e causadoras de muita
admiração, assim, muitos vinham de longe apenas para
vê-las. Psique, no entanto, era a mais nova e a mais
bela. Com o passar do tempo, a linda ninfa começou a
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ser cultuada como própria encarnação de Afrodite,
provocando, por isso, o esvaziamento dos templos da
deusa. Cheia de ódio, Afrodite resolveu castigá-la,
convocando seu filho Eros para mais uma missão: “Vês
aquela audaciosa beleza? Vinga sua mãe das injúrias
recebidas. Infunde no peito daquela donzela uma
paixão por algum ser baixo, indigno de sorte, que ela
possa colher a grande mortificação“ (Bulfinch, 2000,
p.101).
As duas irmãs mais velhas de Psique, não tão
belas, já haviam se casado com príncipes. Psique, no
entanto, sendo ainda mais encantadora, além de
extremamente graciosa, não conseguia um marido
para si, pois todos temiam tamanha beleza. Vivia,
portanto, em seus aposentos, amargando uma
deplorável solidão. Seus pais, desorientados, foram
buscar ajuda do oráculo de Apolo. Ao questionarem
sobre o futuro da filha, receberam como resposta que
Psique não foi destinada a ser esposa de um mortal, e,
segundo ele, seu marido a esperava no alto da
montanha. Assim, foram instruídos pelo oráculo a
vestirem-na com roupas próprias de casamento e a
deixá-la no alto de um rochedo onde um monstro
horrível iria buscá-la.
O rei e a rainha se encheram de desânimo e
entraram em desespero. Indagavam, entre eles, o triste
fim para a tão bela e jovial filha. Psique, corajosa e certa
de seu destino, disse a eles: “Por que lamentais, queridos
pais, resigno-me ao meu fim, levai-me àquele rochedo
a que me destinou meu desventurado destino”
(Bulfinch, 2000, p.101). Obedecendo à profecia do
oráculo, seus pais deixaram-na no alto de uma
montanha. Tremendo de medo e sozinha no topo, a
moça logo adormeceu.
Tudo estava de acordo com o que Afrodite havia
planejado. Eros se aproximou para completar mais uma
de suas missões. Não obstante, ao se deparar com
tamanha beleza e formosura da mortal, ficou perturbado
e feriu-se com sua própria seta, apaixonando-se
no mesmo instante. Encantado, Eros mandou que
Zéfiro (vento) conduzisse a bela que estava adormecida
até seu palácio. Ao despertar, Psique se viu num
maravilhoso castelo de ouro e mármore. Maravilhada
com o lugar, percebeu que ali tudo era mágico. As
portas se abriam para ela, vozes sussurravam a respeito
de tudo o que precisava saber. Servos invisíveis
cercavam-na e tudo faziam para agradá-la.
Já era noite quando a bela voltou aos seus
aposentos, deitou-se e, na mais total escuridão,
percebeu, ao seu lado, a presença de alguém. Pensou
ela que só poderia ser o seu esposo predestinado pelo
oráculo. Naquela noite, Eros desposou-a com muita
delicadeza e profundo amor. Advertiu-a de que seria o
melhor dos maridos, mas que ela jamais poderia vê-lo,
pois isso significaria perdê-lo para sempre. Psique,
encantada pela noite de amor, concordou de imediato.
Assim foram seus dias. A moça tinha tudo que desejava.
Seu marido lhe dava a sensação do mais profundo amor
e era extremamente carinhoso. Psique a cada dia o
amava mais.
Com o passar do tempo, porém, ela começou a
sentir saudade de seus pais e pediu permissão ao
marido para visitá-los. O deus, através de sua
onisciência, advertiu de que essa viagem traria péssimas
conseqüências. No entanto, Psique suplicou-lhe
permissão, argumentando não ter ninguém para falar
ou ver durante o dia. Apaixonado, Eros não resistiu às
súplicas e, mesmo correndo o risco de perdê-la,
concedeu-lhe a graça de ver sua família. Zéfiros, da
mesma forma que a havia conduzido ao palácio, levou-
-a ao reino de seus pais.
Psique, recebida com muita alegria, distribuiu
muitos presentes a todos. Suas irmãs, ao verem-na tão
bem, encheram-se de inveja e começaram a crivá-la
de perguntas acerca do marido. Psique, inocentemente,
contou-lhes que nunca tinha visto sua fisionomia. Essa
resposta foi suficiente para que suas irmãs enchessem-
-na de medo, relembrando a história do oráculo que
dizia ser seu marido um horrendo mostro. Por fim,
convenceram-na de desmascará-lo ao contar que os
camponeses e caçadores da região viam todas as noites,
atravessando o rio vizinho em direção ao palácio, um
monstro que, certamente, era o marido de Psique, e
que apenas aguardava o momento oportuno para
devorá-la, bem como a criança que esperava em seu
ventre. Por essa razão, aconselharam-na que depois do
pôr-do-sol ela deveria iluminar, cuidadosamente, o
rosto da terrível criatura e, com um só golpe, cortar-lhe
a cabeça antes que fosse devorada.
Evidentemente que a intenção de suas irmãs era
apenas prejudicar Psique, já que ela havia feito a
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promessa a seu esposo e, se a mesma fosse quebrada,
conseqüentemente, seu casamento também seria. No
retorno para casa, transtornada, apavorada e sozinha, a
curiosidade e o medo tomaram conta do coração
humano da donzela; as histórias contadas por suas
irmãs surtiram efeito.
Tão logo veio a noite, tomada pelas influências
das duas princesas, Psique esperou que Eros adormecesse
para acender uma vela e assim poder vê-lo.
Surpreendentemente, ao se deparar com tão linda
figura, perdeu-se em sonhos e ficou parada embevecida,
admirando-o. Foi nesse instante que um pingo
de cera fervente caiu sobre o peito de seu marido antes
oculto, despertando-o bruscamente em razão da dor
e da queimadura, que produziu uma grande ferida.
Decepcionado e magoado com a quebra da
promessa da esposa, partiu, fazendo cumprir sua
promessa de outrora. Abandonada por Eros, sentindo
a dor da perda do amor que havia desperdiçado, ficou
profundamente infeliz. Psique, desesperada, atirou-se
nas águas de um rio, que a devolveu ao solo. Então,
passou a caminhar dia e noite sem repouso nem
alimento, à procura do marido.
Aconselhada por Pã (deus dos rebanhos e dos
pastores) a enfrentar as dificuldades de maneira
produtiva, a princesa decidiu recuperar seu amado,
tentando ultrapassar o ódio de Afrodite. Dirigiu-se à
presença da deusa e, de forma humilde, modesta e
submissa, pediu seu perdão. Afrodite, depois de torturá-
-la e insultá-la, infligiu a ela quatro missões, consideradas
humanamente impossíveis. Psique, depois de
suportar todas as torturas, aceitou as provas propostas
com intuito de recuperar a vida e o amor de Eros.
Sua primeira prova foi separar por espécies, em
uma única noite, milhares de grãos misturados em um
enorme monte. A bela moça, diante de tão difícil tarefa,
pôs-se a chorar de desespero e agonia, já que não
haveria tempo suficiente para realizar tal missão. A
solução foram as formigas que, vendo seu desespero,
resolveram ajudá-la. Trabalhando incansavelmente,
haviam cumprido a tarefa já ao anoitecer, sem maiores
dificuldades.
A segunda prova que teria de realizar era trazer
flocos de lã, polvilhados de ouro, pertencentes a
ovelhas selvagens, agressivas e carnívoras. Disposta a
fazer o que estivesse ao seu alcance, a bela foi à margem
do rio a fim de jogar-se nele e alcançar a outra margem.
Porém, o rio deus inspirou os juncos e plantas ribeirinhas
a murmurarem súplicas para que ela não desafiasse a
correnteza do rio e não enfrentasse os temíveis
carneiros venenosos, enquanto o sol estivesse a pino.
Aconselharam-na, então, a voltar ao anoitecer, pois o
rebanho estaria recolhido e o espírito sereno do rio já
estaria presente, assim poderia atravessá-lo com
tranqüilidade e poderia pegar os muitos flocos de lã
que permaneceriam presos à vegetação e, desse modo,
ela poderia completar sua prova com segurança. E
assim o fez. Logo depois, voltou à presença de Afrodite
com o avental repleto de lã de ouro.
Afrodite, repleta de fúria com o sucesso de sua
“nora”, ordenou, como terceira prova, que buscasse as
águas sagradas e escuras dos rios infernais. Ao mesmo
tempo em que eram as mais perigosas da região, as
águas alimentavam o rio infernal, guardado por dois
dragões. Psique deveria encher um recipiente de cristal,
depois de enfrentar os terríveis guardiões da fonte.
Dessa forma, a esposa de Eros foi em direção à fonte,
escalou com muito custo a montanha e viu então os
dois enormes dragões rastejando sobre as pedras a
cuidar da fonte. Essas criaturas jamais deixavam de
vigiar as águas sagradas.
Diante da impossibilidade da realização da
prova, ficou petrificada e com medo. Pensou em se
matar. No entanto, Zeus, comovido, lembrou-se da
grande ajuda de Eros há tempos e resolveu ajudá-la.
Enviou-lhe sua águia que, tomando a jarra pelo bico,
num vôo rápido, passou entre os dragões, encheu o
recipiente de água e o devolveu a Psique. Ela, cheia de
esperanças, voltou humildemente ao encontro de
Afrodite para lhe entregar o jarro com água.
Finalmente, sua última prova, a mais difícil, era
ir até Perséfone, no reinado de Hades, deus das
profundezas do inferno, e pedir um pouco de juventude
e beleza eterna, em nome da mãe de Eros. Psique, certa
de seu fim, já que a única maneira de chegar às
profundezas do inferno era por meio da morte, subiu
ao alto de uma torre com o propósito de se atirar. A
Torre, porém, falou com mansidão à Psique para que
não recuasse ante a prova derradeira. Deu-lhe ânimo e
instruiu-a acerca do caminho mais curto para atingir o
mundo dos mortos, explicando-lhe, ao mesmo tempo,
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as precauções que deveria tomar na longa caminhada
pelas trevas. Depois de ouvir com atenção as advertências
da Torre, a moça foi adiante e entrou numa
cavidade do chão, onde se encontrava a planície do
palácio de Hades. Psique não podia ir de mãos vazias
devido aos obstáculos que encontraria ao longo do
percurso, por isso, levou na boca dois óbolos (moedas
gregas) e em cada mão um bolo de cevada e mel. Além
disso, teria de tomar muito cuidado, pois encontraria
pelo caminho algumas tentações.
A primeira delas foi no meio do caminho. Era
um homem que lhe pediu ajuda para apanhar alguns
gravetos, lembrou-se, porém, da admoestação da Torre;
não lhe deu ouvidos e seguiu seu caminho. Ao chegar
no rio dos mortos, encontrou o barqueiro Caronte, a
quem entregou as moedas que garantiriam sua
passagem de ida e volta. No meio da travessia, Psique
defrontou-se com a segunda tentação: um velho que
lhe havia implorado ajuda para subir no barco.
Entretanto, conforme as recomendações da Torre, não
se deixou vencer pelo sentimento de piedade ilícita.
Terminada a viagem de barco, avistou, à sua frente, o
castelo, cujo guardião era um cão de três cabeças, o
Cérbero. De acordo com as determinações da Torre, deu
a ele um dos bolos para poder entrar e o outro guardou
para a saída.
No interior do castelo, encontrou a terceira
tentação; algumas velhas tecedeiras solicitaram sua
ajuda, no entanto, não lhes deu atenção. Já no salão
do palácio, a moça se deparou com Perséfone, que lhe
ofereceu uma deslumbrante cadeira para descansar e
iguarias apetitosas para saciar sua fome. A princesa
recusou tudo, pois sabia que era mais uma das
seduções. Por isso, sentou-se no solo e pediu apenas
um pedaço de pão preto, e expôs a razão de sua visita.
Depois de receber o pacote, voltou pelo mesmo
caminho, passando, novamente, por todas as tentações,
lembrando-se que dependeria somente dela curar e
reencontrar Eros, seu grande amor.
Ao sair vitoriosa do mundo das trevas, uma
grande curiosidade lhe assaltou o espírito. Para isso ela
não havia se preparado, isto é, não esperava pela última,
inesperada e pior das tentações. A Torre, sabiamente,
aconselhou que não abrisse a caixa, em hipótese
alguma. No entanto, sem conseguir dominar sua
curiosidade humana, desejava saber qual era o segredo
da juventude eterna. Sem esperar, abriu a caixa de
Perséfone e caiu em sono profundo.
Eros, já quase recuperado de seu ferimento, foi
encontrar sua amada, pois estava cansado de vê-la
sofrer e passar por tantas provações. Chegando lá, após
retirá-la do sono da morte, explicou como sua
curiosidade poderia tê-la levado ao fim. Mesmo assim,
o deus pediu que concluísse sua tarefa. Psique
levantou-se e, cuidadosamente, levou a caixa para
Afrodite, completando, com isso, todas as provas
ordenadas por ela.
Finalmente, Eros implorou a Zeus, o deus dos
deuses, que tivesse compaixão dos dois e do amor entre
eles, e solicitou uma permissão especial para que
pudessem se unir, pois até então os deuses do Olimpo
nunca puderam se casar com mortais. Benevolente,
Zeus advogou com muito empenho a favor dos
enamorados e conseguiu consentimento dos outros
deuses, até mesmo de Afrodite, para a união do casal.
Psique foi chamada ao Olimpo para a assembléia
celestial. Lá recebeu a benção de Zeus que também
lhe concedeu a imortalidade.
Eros e Psique permaneceram juntos por toda a
eternidade. Tiveram apenas uma filha, Prazer. Na
linguagem dos mortais, chama-se Volúpia, que significa
prazer dos sentidos e das sensações.
Compreensão do mito
Após a leitura de um mito interessante e belo
como esse, percebemos novamente a importância do
amor no processo de desenvolvimento da vida e do
amor adulto. Psique representa o princípio da vida, da
alma humana purificada por sofrimentos e infortúnios
provocados por desconfiança e curiosidade, atitudes
típicas dos mortais. Depois de passar por todos esses
sofrimentos, Psique torna-se preparada para gozar a
pura e verdadeira felicidade.
Analisando o desenrolar da lenda, pode-se
deduzir que o amor não aceita desconfianças nem
mentiras. No momento em que a confiança de Psique
foi questionada por suas irmãs, quando duvidou da
pureza e incondicionalidade do amor de Eros, a bela
deixou-se levar por esse sentimento. A relação, até
então forte, rompeu-se. Eros, ferido fisicamente e
agredido em seu sentimento mais profundo, puro e
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Estudos de Psicologia I Campinas I 22(1) I 63-75 I janeiro – março 2005
primitivo, não conseguiu reagir. Fisicamente, sua ferida
não fechou e a dor interior só conseguiu ser superada
quando houve uma prova: a luta desesperada de Psique
por ele e por seu amor. Ela teve de enfrentar todos os
seus medos, fraquezas e, sobretudo, o ódio de Afrodite
para, só assim, Eros perceber que ela o amava e não
duvidava mais dele. Psique, apesar de tudo, apresentou-
se como uma mulher decidida e disposta a
conquistar novamente o amor perdido, bem como a
confiança de seu amado. Mostrando-se arrependida,
resolveu, humildemente, enfrentar todas as maldades,
torturas e desafios impostos por Afrodite.
A partir dessa situação, conclui-se que a lenda
sugere aos leitores que por amor tudo deve ser
enfrentado, mesmo quando se colocam à prova todos
os medos e fraquezas. Além disso, o mito procura
insinuar todas as possibilidades e condições pessoais,
mentais e espirituais para se viver de forma integral e
com seu verdadeiro amor, experimentando a felicidade
e a alegria do encontro profundo.
O amor de Psique, assim como qualquer amor
verdadeiro, a fez superar suas fragilidades humanas,
proporcionando seu crescimento e amadurecimento.
Em outras palavras, ao terminar sua longa jornada de
desafios, ela saiu da condição de simples humana sendo
elevada à imortalidade (deusa). Esse é o mais verdadeiro
e profundo sentido do amor, pois ele nos faz ultrapassar
milhões de barreiras para atingi-lo e tornar-se eterno.
Brandão (1988) consegue expressar, sintética e
poeticamente, a importância desse mito para a
compreensão mais aprofundada do arquétipo e
mistério do amor ao dizer que “a mulher humana, como
indivíduo, escalou o Céu e a partir daí, na perfeição
conquistada pelo mistério do amor, a mulher
encontrou-se lado a lado com os arquétipos da
humanidade inteira, os Deuses imortais” (Brandão,1988,
p.250).
Com essa conquista, o amor (Eros) foi capaz de
perdoar todas as fraquezas, inseguranças e imaturidades
do outro (Psique), conseqüentemente atingiu
sua maturidade. Partindo dessa idéia, Eros, um jovem
aventureiro, perverso e traquina, torna-se adulto e
responsável ao desobedecer sua mãe, desposando
Psique, a grande rival de Afrodite. Nesse momento
percebeu ter vontade própria, pois notou a existência
de um outro ser. Vivo e desejoso de amor, uniu-se a
uma mortal que, mesmo repleta de falhas (ingenuidade,
inveja, ciúme, curiosidade, vaidade, dentre outras), é
aceita e perdoada, pois quando o amor é verdadeiro
não se impõem condições para vivenciá-lo.
Essa simbologia permite que se faça uma
reflexão sobre a importância do amor na construção
da pessoa humana, pois foi preciso que Eros, um
semideus, sem vontade e sem autonomia própria, para
que pudesse ser alguém com vontades próprias, fosse
tocado por outra pessoa (sopro da vida Psique) que,
através de sua simplicidade e humanidade, descobriu
em seu interior força e coragem para superar seus
medos, dificuldades e fragilidades em busca do alívio
de sua dor e de seu amado, assim encontrando a
felicidade e completude.
Da mesma forma que a lenda, o conceito de
amor sofreu transformações ao longo do tempo,
adequando-se às necessidades sociais, culturais e
ideológicas dos diversos povos.
Com o intuito de conhecer mais definições
míticas do amor vigentes em diferentes épocas da
nossa história cultural ocidental, sintetizamos algumas
idéias de influentes pensadores, que, certamente, em
muito contribuíram para desvendar um pouco mais
esse misterioso fenômeno.
Outras versões mitológicas de eros
Iniciaremos com Platão, que viveu de 428 a 347
a.C. e foi um dos mais importantes filósofos a se
preocupar com a presente temática, dedicando uma
obra inteira à importância e ao significado do amor.
Em 385 a.C. compôs “O Banquete” – considerado
sua mais brilhante criação e um dos textos chaves da
cultura clássica ocidental -, uma das primeiras tentativas
de análise e compreensão do amor ao iniciar a busca
para a sua revelação.
O objetivo desta parte é realizar uma pequena
síntese dos diálogos e elogios que alguns filósofos
teceram a Eros, a fim de compreender as interferências
da referida obra no pensamento moderno ocidental.
Aristófanes inicia seu elogio dizendo: “Ele é, de
todos os deuses, o mais filantropo, o protetor dos
humanos e médico de males que, se fossem curados,
resultaria daí a mais perfeita felicidade para a raça dos
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Estudos de Psicologia I Campinas I 22(1) I 63-75 I janeiro -.março 2005
homens” (Platão, 2000, p.67). Esse filósofo descreve o
amor como sendo o responsável pela união das duas
metades separadas desde a origem do ser humano.
Aristófanes, para fazer seu elogio a Eros, discorre,
inicialmente, sobre a origem da natureza humana e suas
paixões. De acordo com ele, no princípio do mundo
existiam três gêneros: masculino (filho do Sol), feminino
(filho da Terra) e andrógino (filho da Lua), que reunia,
num único ser, o princípio masculino e feminino.
Esses seres especiais tinham forma esférica,
deslocavam-se circularmente ou de maneira ereta,
possuíam quatro mãos, quatro pernas, duas faces
absolutamente idênticas, porém um único cérebro.
Além dessa peculiar aparência, eram donos de uma
força terrível e vigor fora do comum, por isso,
resolveram, um dia, subir ao Céu para atacar os deuses
e tomar o Olimpo. Chegando lá, não conseguiram
realizar seus desejos e foram dominados pelos deuses.
Zeus e os outros resolveram dar um grande
castigo a seres tão soberbos. Cortaram-nos ao meio,
deixando-os mais fracos, numerosos e submissos, dessa
forma podiam servir aos deuses e à própria espécie
humana. Feita a divisão, coube ao deus Apolo acertar a
parte estética. Puxou a abertura dos lados para frente,
e apertou um cordão ao redor da única abertura que
havia restado, deixando uma marca em seu ventre, o
umbigo, que serviria para lembrar o quanto sofreram
em sua origem.
Cada metade sentia-se fraca e incapaz, desejando
apenas reencontrar a outra. Isolada, com o tempo
ia perdendo suas forças de tanto almejar a parte
perdida, pois nada fazia quando sozinha. Quando as
duas metades se encontravam, agarravam-se e não
mais se largavam por medo de se perderem
novamente. Dessa maneira, muitas morriam de fome e
de inatividade, pois além de não fazerem nada quando
separadas, unidas também não conseguiam realizar
nenhuma tarefa. Se uma das metades morria, a
segunda, abandonada, procurava a quem se agarrar
novamente, fosse um homem ou mulher. Continuando
isso a ocorrer, a conseqüência seria a extinção da
espécie humana, pois não importava a quem iria se
ligar, nem o sexo dessa pessoa, queria apenas sentir-se
unida, precisava de alguém para completá-la, não era
capaz de fazer nada além de ficar agarrada. Essa “união”
improdutiva impediria a propagação da raça humana.
“Compadecido, Zeus imaginou um meio: desloca os
seus sexos e os põe para frente, até aí tinham-no atrás,
procriando-se e reproduzindo-se não uns graças aos
outros, mas à terra, como fazem as cigarras” (Platão,
2000, p.70). Com a mudança, poderiam se reproduzir
por meio da união fecunda entre a parte masculina e a
feminina.
Desde então, o amor mútuo passou a ser inato
à espécie humana, que, segundo Aristófanes, procura
reconstruir sua unidade a partir da metade perdida. Por
intermédio da combinação e união mútua (fecundação),
curam sua natureza ferida e se “fundem em um
só”. Enquanto estiverem unidos como um único ser, ou
seja, vivendo uma vida comum, encontram sua
natureza primitiva e reconstroem sua totalidade,
gerando o sentimento denominado amor.
Nessa alegoria, nota-se que o amor serve de
catalisador entre “seres separados”. Desde o momento
da divisão do andrógino, todos os seres humanos
carregavam a sensação de solidão e incompletude. Por
essa razão, pode-se entender como uma das metas da
vida é a união com o outro na tentativa de encontrar o
sentido de plenitude e unidade.
Para Aristófanes, os humanos apenas se sentirão
completos quando encontrarem sua outra metade
perdida e tal união só pode ocorrer por intermédio da
força do amor. Esse mito pode explicar a origem, em
muitas pessoas, da procura insaciável por uma
companhia que lhe recomponha a unidade, que lhes
ajude a enfrentar os desafios da vida, dando origem ao
sentimento de amor que as pessoas têm umas pelas
outras. Nesses termos, o amor possibilita o encontro
do ser humano com sua natureza e unidade original,
levando-o à felicidade, à paz e à alegria interior.
Ao longo dos séculos, acreditou-se que o amor,
através da fusão de duas almas e dois corpos, tornaria
o homem pleno. Essa maneira de compreender a
origem da espécie humana vem exercendo grande
influência no pensamento ocidental no que diz respeito
à escolha amorosa, considerada por muitos o ato mais
importante da vida.
Outro elogio contido na obra “O Banquete” é de
Fedro, que caracteriza o deus do amor como força vital
e imortal da humanidade, visto “que Eros é, entre os
deuses, o mais antigo, o mais carregado de glória, e
Senhor soberano de proporcionar a virtude e a
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O AMOR NA MITOLOGIA GREGO-ROMANA
Estudos de Psicologia I Campinas I 22(1) I 63-75 I janeiro – março 2005
felicidade aos homens nesta vida e depois da morte”
(Platão, 2000, p.50). Segundo Fedro, Eros é primordial e
o responsável pela vida no universo, ele promoveu a
união do universo e é, portanto, a semente de toda a
vida em sociedade. De acordo com Fedro, a função de
Eros é de intermediário, porque está entre o Olimpo e
a Terra. Ele elucida o que vem do Céu à Terra e viceversa.
Isso é o que o torna capaz de preencher o vazio
existente entre os homens e os deuses. Fedro coloca
Eros como responsável pela existência do amor divino
e também como aquele que não apenas liga as almas
humanas aos deuses, mas é encarregado pela união
de todos os animais, plantas e objetos.
Essa explicação sobre a origem de Eros nos
ajuda a entender a razão de muitas pessoas definirem
o amor, por um lado, como um sentimento superior e
divino, que está acima das vontades humanas, que
eleva o ser amado e o amante a uma sensação de
imortalidade e onipotência, e, por outro lado, como um
sentimento que em sua ausência promove uma
sensação de incapacidade, inferioridade e conseqüentemente
de depreciação e infelicidade.
Ainda na obra “O Banquete”, durante o elogio
atribuído a Sócrates, menciona-se que a sacerdotisa
Diotima define Eros como um deus inferior pelo fato
de estar entre o Céu e a Terra. Diotima inicia seu diálogo
descrevendo a origem de Eros: tudo começou em uma
festa no Olimpo, quando os imortais reunidos
festejavam o nascimento de Afrodite, a bela deusa do
amor. Todos estavam alegres e bebendo o néctar que
estimulava a expansão da despreocupação e alegria.
Terminada a festa, Penia (deusa da pobreza) entrou no
salão com o objetivo de pedir os restos do banquete.
Antes de fazer o pedido, porém, vislumbrou a figura de
Poros (deus dos grandes meios ou também deus da
riqueza) que, embriagado pelo excesso de néctar,
afastou-se dos imortais, entrou no jardim de Zeus e
despencou de sono. Penia, que vivia sempre à procura
de coisas materiais, de recursos para sobreviver,
resolveu, naquele instante, ter um filho de Poros. Para
isso, dirigiu-se ao jardim e, sem ruído, deitou-se junto a
ele. Ao abraçá-lo, Poros despertou. Penia, então, o
convidou a desfrutar de sua companhia e de seu corpo,
e o deus aceitou. A deusa, assim, atingiu seu objetivo.
Poros, sem muita consciência, engravidou Penia, que
concebeu o filho desejado: Eros (amor), gerado no dia
do nascimento de Afrodite, sendo para sempre seu
servo e companheiro.
Eros sempre foi ambíguo, pois herdou do pai
(grandes meios ou riqueza) a coragem, decisão e
energia, tornando-se um astuto caçador, ávido do que
é belo e prazeroso. Por outro lado, herdou de sua mãe
(pobreza) a carência permanente e o destino de
andarilho. Não é mortal nem imortal, ora germina ora
vive, uma vez que morre, outra de novo renasce.
Marcado por uma carência constante, herdada de sua
mãe, não é sábio, mas se esforça sempre para conhecer
e ir mais além, aventurar-se em busca de novos
conhecimentos, pois ama a sabedoria e a filosofia que
herdou do pai, Poros.
Essa alegoria, segundo Brandão (1988), é uma
das primeiras genealogias que se manifestou contra
aquela tendência generalizada que classificava Eros
como um dos mais importantes deuses mitológicos de
uma época. Nota-se que pelo fato de passar por toda a
arte sagrada das imolações e purificações, é um ser
perdido, que não tem seu espaço no Olimpo nem na
Terra, está sempre à procura de seu lugar e nunca o
encontra.
O amor, dessa forma, é duplo e maniqueísta em
sua origem. Orientado pela beleza e filosofia (ou
estética e inteligência/razão), qualidades herdadas do
pai, e pela mortalidade, ausência de meios materiais e
mentais, e pelas carências advindas da mãe, Eros foi
concebido pelo princípio da falta. Se analisarmos a
origem do amor utilizando essa alegoria, seria possível
explicar as insatisfações constantes de muitos daqueles
afetados por ele. Muitos amantes são insaciáveis,
querem sempre mais de seus parceiros, cobram de seus
pares mais atenção, mais dedicação, mais afeto, suas
exigências são intermináveis mesmo quando repletos
de amor. Isso por que o amor, talvez, em seu princípio,
seja orientado pela carência, falta constante e também
pelo desejo de ir além dos recursos que tem.
Já foi ressaltado, de alguma forma, neste
presente trabalho, que o desejo se manifesta primeiro
por um corpo belo (estética), depois por belas
atividades e ocupações (lógica e filosofia). Porém, o
homem nunca se satisfaz, parece que não sabe
exatamente o que quer e qual seu lugar. Assim, o amor
é elevado a um plano ideal, que transcende o físico ou
material, sem, porém, excluí-los. Por estar entre o Céu e
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A.L.N. BRAZ
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a Terra tem algo de divino e mítico e, por outro lado,
tem seu perfil terreno, mortal e finito. Assim Eros deixa
de ser, segundo Brandão (1988), um deus poderoso,
como em outras genealogias, passando a ser uma
energia eternamente insatisfeita numa busca
inquietante de algo que não existe, pois tem a carência
nascida de sua origem e, em contrapartida, vontade
de tentar sempre alcançar uma plenitude que nunca
conquistará.
Com essa alegoria, Platão aponta como
responsabilidade do ser humano dar ascensão
intelectual e espiritual à força de Eros. Nesse sentido, a
elevação do amor é uma questão de inteligência e,
portanto, essencialmente masculina, lado herdado de
Poros. O intelecto, nessa versão platônica, é considerado
também um elemento importante e fundamental para
a compreensão e vivência do amor. Emoção e razão
passam a fazer parte do mesmo fenômeno, o equilíbrio
entre esses dois aspectos é o ponto de maior
importância para o desenvolvimento do processo
amoroso.
Essas várias percepções de Platão, presentes na
obra “O Banquete”, influenciaram a compreensão da
origem e significado do amor naquela época e acredita-
-se ainda continuar interferindo nas diferentes maneiras
de se compreender suas muitas características.
Discussão e reflexões
sobre o mito de Eros
A presente discussão consiste na reflexão sobre
as principais características do mito de Eros e sua
repercussão na vivência e compreensão do amor.
Quanto à sua procedência, podemos dizer que o amor
está na base, na origem da vida na terra e do ser
humano. Segundo a cosmogonia, Eros é o responsável
pela união de tudo que existe, portanto, sem ele a vida
na terra seria impossível. Também podemos destacar
a importância do amor na fase inicial da vida, e os riscos
de desorganização interna e imaturidade quando ele
não está presente. Noções presentes na versão de Eros
e Anteros.
O amor também é visto como uma vivência que
proporciona um encontro verdadeiro com o Eu
supremo e divino, que compõe o sentido da existência
e fortalece a sensação de pertencer a algo maior, dando
um significado à existência. Esse amor único é também
desligado do tempo, por isso é considerado atemporal
e imperecível, algo que não passa, pois tem sua porção
divina, como descrito por Fedro.
Segundo Aristófanes, podemos compreender
melhor o desejo freqüente das pessoas que amam em
estabelecer contatos físicos constantes com seus
amados, pois esses contatos ampliam a sensação de
bem-estar e prazer. Desse modo, tal manifestação está
ligada ao interesse primitivo da pessoa e sua satisfação
imediata; o outro se torna seu objeto de prazer. Isso
provoca o aumento da tensão e do receio em perder o
objeto de prazer, propiciando o surgimento de
emoções conflitivas de medo, dor e raiva, características
encontradas em muitos amantes.
Ao perderem uma relação de amor, as pessoas
reagem, inicialmente, tornando-se frias, distantes e
tristes, seus olhos ficam sem brilho, perdem a energia
ativa de vida, a dor se torna visível, o corpo se retrai, os
gestos se apresentam lentos, a expressão é triste,
pesada e sem brilho, há, inicialmente, um fechamento
para novos relacionamentos, surge uma desorganização
interna, enfim, tendem a perceber a vida como
sem graça, sentem-se desmotivadas. A pessoa tem a
sensação de estar longe de seu centro, perdida e
solitária, como se estivesse morrendo.
Outro aspecto importante para o estabelecimento
de relações amorosas é o cognitivo, ligado à
razão, pensamentos objetivos, troca de idéias, planos e
projetos. Evidenciado na compreensão de Sócrates do
surgimento do amor, esses itens precisam estar
presentes, e é importante que sejam traçados juntos
pelos amantes, pois possibilitam o aumento do desejo
de permanecerem unidos, pois seria uma maneira de
dar um pouco de segurança aos amantes que possuem
sua porção de insegurança, herança mítica de Penia.
O mito de Eros, descrito de formas tão diversas,
aponta sua complexidade, importância e dinâmica. A
partir de nossa análise, podemos afirmar que a maneira
de se expressar e sentir o amor se transforma ao longo
da existência, pois esse é um processo interativo e
evolutivo. Enfim, o amor é essencial para a realização e
plenitude da pessoa, porque é o elemento que
preenche de sentido a existência e humaniza as
relações na medida em que abre espaço de existência
para o outro junto a si.
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O AMOR NA MITOLOGIA GREGO-ROMANA
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É importante, antes de encerrar, ressaltar que
acreditamos que essa reflexão seja apenas uma
pequena contribuição para ampliar a compreensão, o
debate e o aprofundamento teórico sobre o sentido e
os efeitos desse fenômeno tão complexo, importante
e causador de tanto impacto sobre o nosso bem-estar
e o da sociedade.
Acreditamos que não baste discutir o amor, é
necessário criar condições para que ele se desenvolva
e produza seus frutos: indivíduos plenos, felizes,
confiantes, que assumam suas responsabilidades, e,
conseqüentemente, possibilitem relações muito mais
produtivas, construtivas e felizes.
Referências
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Teilhard de Chardin, P. (1967). La energía humana. Madrid:
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Recebido para publicação em 17 de maio e aceito em 30 de
novembro de 2004.
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