“Feridinhos de Alma” Por Fernando Macedo

Durante muito tempo, preocupei-me em não chocar “feridos de alma” tratando-os diferenciadamente, orientava outros a suportar os mais fracos sempre sob alegação de não “ferir a alminha deles” como se tivéssemos que “pisar em ovos”!

Feridinhos de alma Por Fernando Macedo

Entenda-se que o que chamo de  “estes feridos de alma” como aqueles que não aceitam serem tratados e nem curados, e que aprenderam a desenvolver uma “estimação” com o apelido de ferido de alma, que ao invés de fazer uma auto-crítica, e desejar moldar-se justamente com as adversidades da vida não se permitindo achar sempre o coitadinho da história se auto-comiserando.

Com o passar do tempo, com quem eu menos esperava (Deus), descobrir que nesta ordem de preocupação eu não ajudava em nada, pelo contrário, tornava-me cúmplice para continuação de sua doença, almática! “Muitas das vezes no afã de querer agradar pessoas entendendo ser um bem maior, faz necessário refletir sobre a possibilidade de privilegiar um mal disfarçado de bem”!

Lembre-se, não se engane! a verdade corrige, exorta, acoita, dói, disciplina, gera renuncia, requer mudança. Se qualquer instituição que “se esconda atrás de religião”, não gerar renuncia, mudança, arrependimento, transformação, sentimento de imperfeição, amor ao próximo, e genuína adoração a Deus, ela será falsa!

Não deveríamos estranhar, mas a verdade é que o interesse de alguns, é no que você “representa” e não em quem você é, pois e fosse contrário, seus “não’s” não deveriam afasta-los deixando-os feridos e sim atraí-los! A questão é que como disse o apóstolo Paulo, eles sentiriam comichões nos ouvidos, desejosos sempre do agradável aos ouvidos e de interesse comum!

Não confunda, falar verdade com sabedoria, já está ligada ao amor, se assim não for, não é amor, nunca será amor! Uma mensagem, admoestação ou orientação que não esteja essencialmente revestida de Amor e Verdade jamais terá valor!

E se alguém mais vir choramingando dizendo que ouviu ou viu algo que “entristeceu a sua alma e que o deixou ferido por algo que viu ou ouviu, questione-o e redirecione-O sobre a quem Ele esta seguindo, se a Deus ou a homens e quem importa agradar !

Você nunca agradará a todos, por ser justamente quem é, mas se quiser agradar a todos e ser sempre aplaudido e bajulado, darei algumas dicas:

Perca sua identidade, seu caráter, sua personalidade!

Viva uma vida dupla, engane sempre, tenha resposta para tudo sempre agradável (compre uma caixinha de promessas e dê para as pessoas, ela só tem promessas)!

Dormirá mal, com dor numa tal de “consciência” mas terá o carinho de muito mais gente que gosta deste seu jeitinho “disfarçado, descarado e safado” de ser!

Não confronte ninguém com verdades, nem use de sabedoria para reanima-lo, as pessoas querem mesmo é ouvir o que querem e não o que necessitam! Se você é líder, (agora sem ironia)  lembre-se:

“Não espere reconhecimento, de nada, por nada, por ninguém, de ninguém. Lembre-se que você nunca agradará a todos, quanto a isso tenha uma única coisa em mente:

Agradar a Deus é fácil! você nunca terá dificuldades para agradar a Deus, eis aí um dos segredos para o sucesso, difícil mesmo é agradar aos homens, eis aí o segredo do fracasso!

Por fim segue alguns versículos que “estranhamente” estão na bíblia!

1 Coríntios 4:14 “Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados.”

Hebreus 12:7 “É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?”

Hebreus 12:7 “É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?”

Com amor e verdade,

Fernando Macedo

1 comentário

  1. Elda Rabelo disse:

    Muitas pessoas não suportam ouvir verdades,mas é porque a verdade dói mesmo,mesmo à contra gosto,mastigamos,mastigamos,até ingerírmos,e é assim mesmo,como alimento duro,crespo,difícil de mastigar.Mas,tudo que é necessário gerar,só pode ser gerado através da dor.Algo que é gerado sem dor não vale a pena,ou seja,não terá valor.A verdade dita com amor pode até doer,mas gera libertação e renovação,portanto,tem um valor inestimável,e é por isso que ela tem valor,porque tem amor!
    Que o Espírito Santo possa gerar em todos esta consciência!Muito bom Pr.Fernando!Um abraço!

Deixe seu comentário