Discurso feito na nova base da SERVIS-SP Mooca-SP Por Fernando Macedo

Discurso realizado no dia 12 de dezembro de 2013, solicitado pelo diretor da empresa Sr. Giulliano Loureiro, no dia do evento de confraternização de fim de ano, num marco para a história do GRUPO SERVIS, e em especial a filial São Paulo com a união dos dois serviços do grupo (GR e SEGURANÇA) na nova estrutura da base na rua Siqueira Bueno 2106, Mooca-SP.

Fui incumbido de trazer uma mensagem para todos numa temática necessária para o nosso bom desenvolvimento tanto profissional como humano, união!

E ao falar sobre isso, tornou-se impossível não lembrar de uma pessoa importante que marcou sua geração justamente porque se preocupou com o que há de mais importante na vida, a unidade!! E que recentemente morreu, deixando-nos um legado! Essa figura é Nelson Mandela!

Tentei desde ontem, elaborar uma co-relação entre a vida e história de Madiba com um pouco do que vivenciamos como empresa. E espero que gostem, porque ficou desta forma:

1-Ele não se deixou dominar por ressentimentos ou pela autopiedade, por mais que tenha tido motivos. Sempre existirá algo que nos irrite, seja pela forma de alguem falar, pela dificuldade existente do dia a dia, não se auto-comisere, não se apequene, olhe para você, por mais que você sinta-se preso, sua mente lhe garante a liberdade! Perdoe, se não conseguir inicialmente, lembre-se da oração modelo de Jesus em Mateus 5 e lembre que você já o fez, dizendo: Perdoai as nossas ofensas assim como nó temos perdoado…ou seja, você está pedindo para ser perdoado dos seus erros, assim como você perdoa, você perdoa?

Não choramingue, seja homem, seja mulher! Não espere reconhecimento, de nada, por nada, por ninguém, de ninguém, fazendo assim, se houver reconhecimento humano, já é lucro. Lembre-se que você nunca agradará a todos, quanto a isso, tenha uma única coisa em mente: Agradar a Deus é fácil! Você nunca terá dificuldades para agradar a Deus, eis aí um dos segredos para o sucesso, difícil mesmo é agradar aos homens, eis aí o segredo do fracasso!

Ainda que o homem natural por mais que se esforce tente te honrar pelo que você faz, sua consciência te honrará pelo que você é, e isso sim é mais importante! Encare a vida como ela é, ninguém terá pena de você!
2. Mandela não perdeu de vista o objetivo de lutar pela dignidade e pelos direitos humanos para a população negra da África do Sul. Na empresa também é assim, você não só luta pelos alvos da empresa, suas melhores margens, seus lucros, você também tem um objetivo, você não está aqui por estar, não é por acaso, você tem um objetivo, não perca o foco da sua busca, do seu sonho. Você também tem planos para outros, os seus,sua família, de seus filhos, há sempre alguém esperando por você, por nós!

Por isso, por mais que tudo pareça difícil, olhe para aquela foto na carteira, em cima da mesa do trabalho, e lembre-se: Você tem um objetivo, e um dia você disse que iria lutar para conquistá-lo, lembra?

3. Ele não perdeu a esperança, não perca a esperança! Enquanto há vida, há esperança! Por mais que as coisas não pareçam estar mudando, façamos questionamentos a nós mesmos: O que estou fazendo para mudar? Quais esforços tenho feito para acreditar que as coisas podem mudar a partir de mim?
4. Quando surgiu a possibilidade de uma cooperação com respeito mútuo, Mandela desenvolveu bons relacionamentos com líderes brancos. Este é o momento, brancos e negros, homens e mulheres, segurança ou GR, operacional ou administrativo, são apenas serviços diferentes, mas estamos juntos, uma só empresa, uma equipe, uma visão!
5. Ele tinha amigos ricos e importantes em vários países, mas sempre procurava conversar com os empregados dos mesmos, mostrando-lhes respeito. Gostei muito das palavras do dono da empresa (aqui presente), quando externou esta mesma visão nas reuniões a parte com seus líderes…Alías, o seu andar, sua vida e sua forma de lidar é perceptivel quanto a natureza do seu caráter e valorização do ser humano. Aqui na empresa não há espaço para tiranos que acham que são donos da verdade, podemos aprender uns com os outros indescritivelmente. Do auxiliar de serviços gerais, ao maior executivo do mais alto escalão.

Sim, senhora e senhores…

Na hora da guerra, não há como olhar um para o outro pelo nome do Deus que servem ou que acredita, se são espíritas, se é cristão católico ou evangélico, agnóstico, cético,  se a cor de pele é branca ou negra, na guerra todos somos um. No ambiente de trabalho e aqui na SERVIS também é assim, precisamos resolver as demandas que nos foram confiadas e as que surgem, juntos, como profissionais, ainda que com habilidades e competências diferenciadas, ambos lutam por um objetivo comum.

Quando aceitei o desafio de vir aqui para São Paulo, percebi que teria que encarar muitos paradigmas, desde deixar para trás familiares, parentes e amigos, os hábitos e tradições, para as demandas do que se é novo; Tomei algumas porradas, até compreender que rodízio em São Paulo era multa e não pizza! Que mistura era carne, que pelada não era uma mulher nua, que o nosso “bába” na Bahia era simplesmente jogar bola, que Zulu era problema e não o modelo famoso do mundo das modas. Encarei, de frente, senti e ainda sinto saudades de minha família, parentes e amigos, muitas vezes me senti só, mas de alguma forma, ia lembrando dos meus alvos e metas na vida!

Aqui na SERVIS, dois serviços de uma só empresa se encontram e percebemos um fenômeno. Quando a empresa mistura antigos funcionários de trabalho com novos integrantes a tendência é render mais. Isso acontece porque, embora os funcionários que já trabalham juntos há muito tempo conheçam os hábitos de trabalho uns dos outros, eles também estão dispostos a ensinar esse método para os “novatos”. Isso faz com que o time se sinta integrado, melhorando o rendimento de todos. Aqui não será diferente, pois a com a junção de GR e Segurança teremos muito o que aprender e ensinar um com o outro, seja gerenciando nossos conflitos ou mantendo-nos seguros uns aos outros.
Ninguém disse que uma equipe ideal é aquela que não tem desavenças, é preciso manter o equilíbrio. Discordar dos membros de sua equipe pode ser muito saudável. No entanto, isso não significa que você deve encarnar o personagem “do contra” na sua equipe. Sabemos que muitas vezes estamos com problemas em nosso lar ou até no rumo da vida e de alguma forma trocamos o desabafar com um colega de trabalho ao desabafar aos colegas de trabalho. Procuremos manter o equilíbrio e não discordar apenas por discordar. Vamos rever os argumentos da discussão antes de formar uma opinião própria.

Grupos de trabalho só funcionam bem se não houver desconfiança entre seus integrantes. É muito importante saber que você pode contar com os membros da sua equipe para qualquer tipo de problema. Por isso, não exijamos confiança sem ser uma pessoa confiável. Procuremos mostrar aos nossos colegas de trabalho que você está disponível para ajudar em qualquer tipo de trabalho. Confiança não se impõe, confiança se conquista, para ambos os lados!

O fator mais importante para determinar o sucesso de uma equipe é o respeito. Isso não significa exigir que seus companheiros aceitem as suas sugestões, e sim mostrar para eles que você também está aberto a receber não só sugestões como críticas. Entenda a maneira de trabalho dos seus colegas antes de julgá-los ou criticá-los e procure entender quais são as motivações deles. Um mundo melhor se constrói conciliando-se diferenças, não agravando-as.

Por fim, fica aqui registrado meus mais sinceros sentimentos e agradecer a todos vocês que direta ou indiretamente cooperaram comigo nestes 365 dias do ano de 2013 dando um pouco do seu tempo, carinho, amor e atenção, são gestos como estes que apesar de serem simples marcam e definem o caráter de cada um e nos torna inesquecíveis uns aos outros.

 

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas na intensidade com que acontecem. (Fernando Pessoa)

 

A vida é bela e inexplicável, mas vive-la é uma arte. Ela nunca é reta, mas um caminho cheio de curvas e de obstáculos imprevisíveis. (Augusto Cury)

 

No ambiente de trabalho consegui perceber que a cada dia que passa vamos reconhecendo cada vez mais nossas fraquezas, debilidades e fragilidades, mas o bom de tudo isso é que nos tornamos mais experientes e com muito mais recursos para superar os desafios, passamos a ser mais forte e a agir com mais sabedoria, aprendemos a lidar com as intempéries da vida, descobrimos que existe algo em nós  Espírito capaz de nos dar força e animo nos momentos mais difíceis da nossa lida diária (vida).

 

As vezes a vida nos trazem dores, e para quem não tem o medo de assumir, as lágrimas, e quase sempre no momento em que parece que o mundo desaba em você, choramos, ainda que escondido, e é aí que   sem saber, nossas lágrimas derramadas são colhidas por anjos e transformadas em injeções de força e animo para o futuro. Chore, chore mesmo, e de preferência procurando um amigo próximo que compreenda estes momentos difícéis.

 

“A tristeza pode durar uma noite , mas a alegria vem pelo amanhecer”

 

Aprendi que sou um eterno aprendiz na escola da vida …e com isso desejo a todos que me permitam aprender com vocês cada dia mais aquilo que ainda não sei e melhorar o que já sei, pois como diz Cora Coralina:

 

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende com o que ensina..

 

Cada momento que vivenciamos sejam bons ou maus, nos serve de tratamento da alma cujo Deus é o doutor e o artesão que esculpe e molda as melhores formas possíveis de revitalizar nossa alma fazendo valer a frase que diz :   “A dor é inevitável mas o sofrimento é opcional”

 

Para aqueles que acham que erraram muito neste ano de 2013  lembrem-se :

 

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”

(Chico Xavier)

 

Feliz Ano Novo , profetizo toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus em todas ás áreas da vida de cada um de vocês…sentimental, familiar , financeira, profissional e principalmente espiritual!!

 

 

Agradeço ao pessoal interno, meninas do RH e DP (Ana Cassia, Juliana e Rute) pelo apoio nos dado sinalizando e corrigindo os nossos erros, monitorando os nossos serviços e orientando os nossos supervisores quanto as movimentações e operacionalizações.

 

Agradecer também ao setor financeiro (Cesar, Viviane) que nos safa bastante em nossas necessidades de logísticas para os nossos serviços ainda que seja necessário fazer 3 cotações para 01 folha de papel sufite!!!

 

 

Agradeço ao setor comercial (Andre Magri, e Marcelo Rosa) que consiga trazer muito mais contratos para nós, mas que também, saiba o quanto você nos tira o sono todas as vezes que com toda ingenuidade põe nos e-mails vamos botar os carros nas ruas…..(nosso operacional te agradece (ironicamente), sem ter uma idéia de como de fato conseguiremos atender esta demanda! Estamos juntos, meu muito obrigado!

 

{Editado} Aqui, precisei fazer uma observação e retratação da qual não foi feita no dia deste discurso ao vivo e que acabamos sabendo através do próprio Marcelão, que na verdade  não foi ele (Marcelo Rosa) que havia dito: Vamos botar mais carros nas ruas!! (dando o incentivo novas vendas e novos impulsos de missões), foi um outro Marcelo (cliente da SERVIS). De qualquer jeito o bom bordão ficou e também chamou atenção do nosso diretor Giulliano que a partir de então passou a adotar este bordão na SERVIS escolta armada! Então André e Marcelo, fica o recado, vamos botar mais contratos para dentro e carro para as ruas !! (risos) Abraços fraternais!!

 

 

 

Ao nosso gerente executivo Gilberto que de certa forma foi a porta e o elo para que a maioria (da segurança) estivessem aqui, e que mesmo com toda cobrança ferrenha que é feita com este sotaque cearense, e os “pega para capá” arrochado que temos,  no fundo sabemos que aí dentro deste coração existe um ser humano incrível e capaz de (nos bastidores) ser um papai Noel para as crianças com Câncer, e ajudar pessoas aqui entre nós (e quem já foi, sabe) com ações de generosidade independente da empresa! Deus abençoe!

 

 

Aos nossos supervisores, operacionais e plantonista: (Valmir, Eduardo, Luciano, Claudio, Anderson, Jonattas, Matias, Carlos, Gildeon, Thiago, Pádua) a todos vocês e equipes, sabemos que tem a eterna missão de manter os nossos contratos, para isso precisam ter a sabedoria de encontrar o ponto de equilíbrio entre atender bem ao cliente e defender os interesses da SERVIS, principalmente por algumas dificuldades que o nosso dia a dia nos proporciona, aproveito ainda para desculpar-me a vocês quando das situações que passo do limite nas ordens e nas orientações, pois sabemos também que muitas dessas coisas são oriundas de reincidências. Amigos vocês tem tudo para dar certo, pois de certa forma, faz necessário conhecer sobre todos os setores de nossa empresa, isso faz facilitar o aprendizado globalizado de nossas operações, coisa que se transformam em valores intangíveis agregados os conhecimentos que levarão para os restos de suas vidas, ( o barco só vai para frente quando o mar está agitado e o vento está forte ), vocês são o elo de ligação entre os clientes externos, internos e a SERVIS, isso os transforma, para mim, em peça mais importante de nossos processos, sem esquecer que todos nós temos as nossas importâncias dentro do processo, continuem na busca do crescimento que automaticamente chegarão a excelências dos nossos serviços como espera a EMPRESA. Permaneçam trabalhando com os objetivos a vocês atribuídos e não deixem que a zona de conforto os peguem, pois a humanidade cresce o dobro a cada seis meses o seu conhecimento, com isso a cada minuto que deixamos de aprender alguma coisa outras dez pessoas aprenderão em nossa frente, que Deus ilumine todos vocês e que consigamos conquistar os nossos objetivos pessoais e profissionais aproveitando a faculdade chamada SERVIS que nos faz aprender e com bônus ainda receber salário!

 

Por fim, e não por isso o menos importante (pelo contrário), agradeço a equipe de vigilantes, sejam eles de escolta, condutores, patrimoniais e nossa portaria que saem de casa cedo, ou tarde, mas que sempre estão disposto a encarar a lida, com todo força e empenho! De pistolas e espingardas em punho! Sou indigno de tecer comentários apropriados para honrá-los! Nosso muito obrigado, Deus os guarde e os proteja hoje e sempre!

 

 

Por favor me desculpem se esqueci de mencionar alguém, a todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.

 

Que Deus através de sua graça infinita, nos abençoe e nos guarde, e faça resplandecer a Sua luz sobre nós, de forma que isto seja perceptível à todos em redor, e que em nome de Jesus o Cristo, sejamos um, como Ele (Jesus) e o Pai são um para que o mundo passe a crer que Ele (Jesus) é o enviado para nos dar a salvação, para acesso a vida eterna!

 

Em Cristo, seu amigo e colega de trabalho;

 

Fernando Macedo

Fernando Macedo É atualmente gerente de operações da SERVIS-SP,  oriundo das Forças Armadas (Exército Brasileiro) Quartel General-Cia Cmdo 6 Região Militar,  formado em Gestão de Segurança Empresarial pela faculdade Integradas da Bahia FIB, Pós Graduando em Gestão Estratégica da Segurança Corporativa FIB, Consultor em Segurança, escritor,  ativista do Greenpeace, pastor, ministro de educação religiosa, responsável por recuperação e tratamento de jovens dependentes químicos; Membro do GAAC-(Grupo de Apoio a Criança com Câncer), Membro do GAMO-(Grupo de Apoio a doação de voluntária de Medula Óssea, organizador do projeto CAEP-Com Amor é Possível-Osasco SP.

35876526Assinatura Daniel

 

TAGS: , ,

7 Comments

  1. web link
  2. site link
  3. check this out
  4. try this out
  5. get
  6. official statement
  7. view it

Deixe seu comentário