Casamento de Felipe e Mirella

Celebração da união “casamento” de Filipe e Mirella, Mirella e Filipe

em 15/02/2014

 Para mim foi um imenso prazer, me emocionei, pois lembrei do quanto superaram para que chegassem neste momento especial!

1505220_414485055320913_262952779_n

Boa noite a todos e todas, podem sentar-se!

É com muita alegria, com voz trêmula e olhares emudecidos de emoção que estamos reunidos nesta noite com amigos, parentes e familiares para celebração matrimonial de Filipe e Mirella, Mirella e Filipe.

É o amor que une este casal no mesmo ideal, e a dedicação de um ao outro através do compromisso de amizade, respeito, companheirismo e fidelidade.

Nesta celebração de amor, celebremos também a amizade que se manifesta na presença acolhedora de seus amigos que sempre os fizeram crescer e serem melhores. Este sentimento esta aqui também representado pelos padrinhos na certeza de que Filipe e Mirella, Mirella e Filipe poderão sempre contar com o carinho e apoio de vocês.

Como igreja aqui representada, recebemos e participamos da alegria de vocês, assim como seus pais, amigos e familiares neste dia em que diante de Deus nosso Pai, vocês decidiram firmar uma aliança para toda a vida. Que o Senhor ouça vocês abençoando-os com todas as sorte de bênçãos em Cristo Jesus.

Leitura do texto escrito no evangelho de João 15-12-15

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Filipe e Mirella, vocês vieram aqui para que diante de Deus, amigos e familiares a decisão que vocês já haviam tomado tornassem pública no casamento.

O casamento é um pacto e não um contrato, o casamento é para vida inteira! é o SIM, sim. O sim teórico e o SIM prático. Uma vez que este gesto torna-se público, numa assembléia solene, sobre isto é dito conforme está escrito no livro do profeta Isaias:

Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel criou.

Isaías 41:20

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gn 2.18

Não é apenas a benção dos pais, nem a benção dos pastores, que neste momento acompanhará nos bons e maus momentos, mas sim a DECISÃO DE VOCÊS. São vocês que decidirão o que fazer com as bênçãos outrora já liberadas;

O casamento é uma escola continua, o amor é uma aprendizagem eterna.

Prestem bastante atenção aos sinais que são emitidos por ambos, estão sempre revelando algo; percebam-se!

Paciência, cuidado com as palavras, no ultimo caso, mantenha o silêncio, mas nunca empurre com a barriga, de alguma forma procure em um melhor momento tratar deste assunto e cortar o mal pela raiz;

 

Certa vez ouvir isso de um velho amigo e sábio: Quem casa, não casa para ser feliz e sim para fazer o outro feliz!

Esta declaração mostrou-me o quanto Paulo foi feliz quando expressou: que o verdadeiro amor não busca seu próprio interesse; Em 1 corintios cap 13:

O amor não inveja, não deseja o que não tem! Não viva em função do que não tem! Desfrutem o que tem!

Não se vangloria, acham que dar mais o que o que recebe!

Não se orgulha, não acredita que merece mais…não cobra!

Num relacionamento a dois, você não deve fazer com que o outro seja melhor do que você espera que o seja, você simplesmente deve ser aquilo que você deseja que o outro fosse para você!

Não busca seus próprios interesses…

Expressões do amor não estão condicionado a esperar ou receber algo, e sim a se entregar, se doar! É ser para sua pretendida companhia aquilo que você gostaria que fossem para você, se for diferente disso, seja quem for, vivenciará decepções e frustrações!

 

O amor se alegra com a verdade… (não empurre com a barriga)

Não confunda, falar verdade com sabedoria, já está ligada ao amor, se assim não for, não é amor, nunca será amor! Uma mensagem, admoestação ou orientação que não esteja essencialmente revestida de Amor e Verdade jamais terá valor!

 

Quando você ama, nada do que você faça, vai pela linha da barganha! Ninguém precisar ter ou fazer nada para que haja a recompensa do amor, você simplesmente deve SER.

 

Não crie expectativas de receber, quem ama apenas dar, e ao dar acaba recebendo!

 

Amor não prova que é, ele simplesmente é, e por ser é provado nas atitudes, as vezes bem simples, mas real, genuína, verdadeira Você não precisa provar, é só não deixar dúvidas! Se é amor, é AMOR

 

Até mesmo o egoísmo pode está disfarçado de bem, ocorre quando você “pretensiosamente” oferece algo ao outro, esperando uma recompensa ou ser notado pelo feito! Quem ama simplesmente ama, ele é, ele faz porque é!

Sejam amigos, o verdadeiro amor surge, permanece e manifesta-se na amizade, ontem hoje e sempre!

Vivam a alteridade de forma serena e altruísta, respeitando no outro aquilo que você gostaria que fosse respeitado em você, se ele gosta do baba, compreenda que ele terá que ter este momento, se ela gosta de novela, ou de ir ao salão compreenda que faz necessário para que exista este convívio natural de pessoas que embora sejam um como casal vivem e sabem viver na ambigüidade da vida; Orem juntos, mas também reservem tempo para orarem sozinhos com Deus, a alteridade espiritual de cada um também fortalecerá o relacionamento;

Saibam viver o triangulo amoroso cujo tem como base nosso Senhor Jesus, lembrem-se antes de vocês amarem a criatura, vocês foram criados;

Honre e ame os seus pais, e jamais esqueçam deles;

O tipo de ciúme aceito numa relação é aquele que demonstre cuidado e atenção, não o que “arde”! Ciúmes descontrolado, desequilibrado e sem coerência, apenas atrapalha o relacionamento e gera desconfiança!

 

As nossas queixas, faz-nos equivocadamente acreditar que somos vitimas de tudo, mas sinceramente; se você tem olhos, veja! Se tens ouvidos, ouça! O que acontece em sua volta é co-responsabilidade sua “nossa” e não tem só haver com os erros dos outros, mas principalmente os seus “nossos”. Pois do que você tiver que se queixar, queixe-se das suas próprias escolhas e dos seus próprios erros! Se você não está gostando do que está ouvindo atente para o que você está falando, a vida é um eco! No relacionamento de vocês dois, sempre alguém tem que ceder por amor!

 

 

Perceba que a sua felicidade “é” o que você é e não o que “você tem”. Por Jesus e nEle você pode estar verdadeiramente feliz, assim, você só deixa de “ser” feliz quando não permite que Ele esteja em tudo que você faz, pois sem Ele nada podeis fazer! O que “está” ou o que “virá” é conseqüência do que você é.

 

O amor reconhece o que é real, ver defeitos, ou melhor busca identificá-los no outro, para ter o prazer em saber se os suporta ou não, enquanto que a paixão ignora e ver tudo “perfeitamente” e equivocadamente perfeito!

 

Cerimônia,

Minha pergunta para os noivos,
É de livre e espontânea vontade o que fazem ? Tornando este ato notório é com amor e fidelidade que prometem um ao outro?

De mãos dadas, olhando firmemente aos olhos um do outro:

Declaração dos noivos,

Eu, Filipe te recebo Mirella por minha esposa, e prometo ser fiel, na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de nossa vida.

 

Eu, Mirella te recebo Filipe por meu esposo, e te prometo ser fiel, na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de nossa vida.

Entrada das alianças,

A aliança, símbolo do compromisso de vocês, olhando sempre para suas mãos esquerdas, lembrarão sempre do juramento que fizeram um ao outro.

 

Convite aos convidados para renovar votos,

Neste momento enquanto os noivos trocam alianças, convido a todos os casais presentes que também sintam-se a vontade para neste momento darem as mãos renovando também seu compromisso matrimonial.

 

Declaração dos noivos em troca das alianças,

Mirella, receba esta aliança como sinal de meu amor, compromisso e fidelidade em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;

Filipe, receba esta aliança como sinal de meu amor, compromisso e fidelidade em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;

O sim da União

Filipe, é na presença de Deus e diante destas testemunhas com livre e espontânea vontade faz este pacto, aliança com Mirella?

Mirella, é na presença de Deus e diante destas testemunhas com livre e espontânea vontade faz este pacto, aliança com Filipe ?

“Aqueles aos quais Deus ajuntou nenhum homem os separe”.

Visto como Felipe e Mirella, Mirella e Filipe consentiram ambos em formarem um só corpo e uma só alma, havendo ambos empenhados sua fé e palavra um ao outro, o que manifestaram pela união das mãos, eu, Ministro do Evangelho, os declaro Marido e Mulher, casados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

 

Pode beijar a noiva…

1 Comentário

  1. Fabiane disse:

    Que lindoooo! Que o Senhor continue a abençoá-los! Que esta nova família que se inicia possa ser testemunho de vida para outros casais e seus frutos sejam para sempre abençoados por Deus.
    Infelizmente em função dos horários de trabalho de Leandro e da impossibilidade de ser dispensado do trabalhos neste dia, não podemos participar de a cerimônia porem, registro aqui nossos votos de felicidade e nosso imenso carinho e admiração pelo casal e os pais de Felipe, que tiveram uma influencia muito importante no inicio da minha caminhada com Deus e de maneira muito mais especial na vida do meu esposo.

    Abraços aos noivos e perdoem nossa ausência.
    Amamos vocês!!!!!

Deixe seu comentário