Carta Viva! Como você tem sido escrito e lido por todos em sua volta ?

Palavras e atitudes como carta lida por todos!

Carta Viva! Como você tem sido escrito e lido por todos em sua volta ?

Por Fernando Macedo

Ministrado na IBAN – Igreja Batista Avivamento as Nações      em 21/09/2014

 

1-Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3: 1 ao 3.

Na versão a mensagem de Eugene Peterson…

Não parece que estamos elogiando a nós mesmos, insistindo em nossas credenciais afirmando nossa autoridade? De jeito nenhum. Tampouco precisamos de cartas de recomendação, seja para vocês, seja de vocês. Vocês mesmos são toda a recomendação de que precisamos. A vida de vocês é uma carta que qualquer um pode ler simplesmente olhando para vocês. O próprio Cristo a escreveu — não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Essa carta não é inscrita na pedra, mas entalhada em vidas humanas — e nós a publicamos.
Não poderíamos estar mais seguros de que vocês são nossa carta de recomendação, escrita pelo próprio Cristo para Deus. Não pensaríamos em escrever tal carta. Só Deus pode escrever uma carta assim. Sua carta nos autoriza a levar adiante este novo plano de ação. O plano não foi escrito com tinta sobre papel, com muitas páginas de notas de rodapé, matando seu espírito. Foi escrito em sintonia: o Espírito com o nosso espírito, a vida de Deus com a nossa vida!

  Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

…1 João 3:18

Ainda que eu fale a língua dos anjos e dos homens sem amor de nada me aproveitaria…

1 Corintios 13:1

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

1 Timoteo 4:12

As palavras e as ações devem ter a mesma concordância, o mesmo teor de verdade de forma que possamos viver como Cristo no mundo, com uma mensagem de boa nova a dar, como uma carta escrita por Deus e lida por homens.

5- Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.(Hb 12.1).

Precisamos compreender que é no caminho, mesmo rodeado de pecado, mesmo com as falhas entrelaçadas em nós, mesmo ainda com ações pecaminosas na cabeça em mente, deixarmos sermos escritos dia a pós dia na esperança de que o Espírito Santos vai escrevendo nova história, com a paciência necessária para que possamos compreender a  gravidade do ato da cruz e não deixar que este sentido torne-se em vão. Precisamos ser a mensagem!

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”

(Mt 5.13).

“filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandecemos como luzeiros no mundo” (Fp 2.15)

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?”

Mateus 5. 44-46 

Nossa presença em todos os lugares por onde passarmos deve e tem que ser como um diferencial, de bom gosto, que as pessoas em volta tenham um prazer, uma alegria, um animo melhor, ao te encontrar, ao te receber em sua casa ou na sua ? Você tem sido o sabor de Jesus na vida das pessoas? Como elas tem lido e visto isso em você ?

Devemos manter exemplar o nosso procedimento no meio das pessoas, para que, naquilo que falam contra nós, observando-vos em nossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. (1Pe 2.12)

Numa geração onde os “evangélicos” crescem ainda que “nominalmente” entram na política e tentam eleger-se de qualquer forma sem coerência ou visão política para o povo, no estado considerado LAICO, onde construímos templos enormes, é gastos de dinheiro que poderiam ser revestido em ações concretas no sertão do Brasil, tudo por causa de seus caprichos soberbos de vingar-se contra um outro líder, ou de ostentar poderes e fama. Num ambiente onde fazemos a piada sobre nós mesmos (Porta estreita), ou somos vitimas de piadas (Porta dos Fundos) parte delas escarnecendo o evangelho,  os cultos a Deus transformaram-se em cultos a si mesmo, em os eventos de adoração em shows que não exaltam a Deus!   

Precisamos compreender a dicotomia da eternidade e da vida terrena, a atemporalidade do Kairós e do Kronos de Deus;

O tempo Kairós é a dimensão em que Deus vive. Ou seja, é o tempo eterno, ele não passa.

O tempo Kronnos é uma sub-dimensão criada por Deus para os pecadores, ou seja, nós. Aqui o tempo passa e com ele as conseqüências de uma vida mortal.

Exodo 20:6 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Ou seja, para Deus não existe passado e nem futuro, apenas presente. Porque Deus não está condicionado à maldição da morte e do pecado.

Então o futuro e o passado só existem para nós. Por isso que a Bíblia diz que para Deus um dia é como mil anos e mil anos é como um dia.

Não precisamos mais orar como quem quer salvar alguém da vida e faz-se a oração de conversão para a eternidade. É preciso compreender que existe ainda a vida terrena e aqui temos que desenvolver a vida com Cristo como CARTAS VIVA e lida por todos em nossa volta. Então eu compreendo que preciso sair por aí, em visitas as casas de pessoas que carecem disso, nos asilos, nos hospitais, nos presídios.

Não deixem para amanhã o que você pode fazer hoje, esta mensagem é para o hoje, para a continuidade sobre quem somos e o que deveremos fazer! Jesus disse que o amanhá pertence a Deus e quanto a isso, cuide do seu dia, do presente!

 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:34

Como você está comunicando este amor ? E o mais interessante desta mensagem  é que isso não seja feito porque eu preguei isso aqui hoje.  Ponha isso na sua vida no dia a dia! Você tem CORAGEM ? Coragem é amar e dizer isso ao outro na frente de todos!! Vamos fazer isso ? hoje ?  agora ? Você que se arrepender de não ter feito isso hoje ?  (Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje)

Sempre ia ao hospital e ficava por alguns minutos na frente observando pessoas! (desejo de voltar a viver, a perdoar, a pedir desculpas pelo que não pode fazer) Eles não se arrependem na hora da morte por não fazer coisas complicadas, na verdade são sempre as coisas mais simples da vida, (família, filhos, cônjuge, honestidade) coisas pelas quais você poderia fazer mas ESCOLHEU NÃO FAZER!

Porque só nos arrependemos depois ? Porque só queremos fazer o que é bom , reto e justo depois do problema, nos leitos de hospitais? Que tal fazer isso agora? Que tal ainda hoje a noite você fazer isso com seus filhos, cônjuges, irmãos, tios e tias? Vamos comunicar ?

Faz necessário compreender que não seremos perfeitos para que então possamos ser a carta lida, pois se assim o fosse não teria sentido. Mas ainda que com falhas em nosso ser, precisamos ser aqueles cujo em cartas podemos ser escritos por Deus numa nova história e lido esta história pelos homens!

 Porque esperamos as iniciativas dos outros? Não é engraçado como só esperamos ? e não fazemos nada ?

Interessante é que toda as vezes em que fui a algum lugar pensando que iria levar algo eu é quem sempre acabei recebendo! Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende com o que ensina! (Cora Coralina) O melhor remédio para a depressão é fazer alguém feliz!

A resposta é que não tem respostas, não existe uma forma de levar o evangelho, não existe uma estratégia humana maior ou melhor que a essência, a verdade em nós, basta abrir a boca e ser quem se é em Cristo.

Eu quero chamar você aqui para a vida, para antes de mais nada permitir-se ser escrito por Deus e lido pelos homens, estou pregando nesta noite para você que está com alguma coisa mal resolvida.

Como você tem falado as palavras ? São como folhas insignificantes que caem de uma arvore moribunda ?  São palavras ou são ATITUDES que geram vida ? Faça as pazes, DEMONSTRE seu amor.

Qual o meu papel aqui ? e quem você pensa quem sou ? Você acha que eu não tenho problemas ?  é que aprendi que preciso compreender o ECO da vida!  A vida é um ECO se você não está gostando do que está ouvindo, experimente mudar o que está falando…

Vamos, somos a carta viva que Deus está escrevendo e que as pessoas em nossa volta estão lendo, como elas estão lendo?

 

Fernando Macedo

 

Carta Viva! Como você tem sido escrito e lido por todos em sua volta ?Carta Viva! Como você tem sido escrito e lido por todos em sua volta ?

TAGS:

0 Comentários



Deixe o seu comentário.

Deixe seu comentário