“Ali, depois da quadra de jurandi”

“Ali, depois da quadra de jurandir”

Dono de uma marcante voz rouca. Famoso em seu bairro pelo que fazia, ensinar a garotada a jogar futebol. Era tão conhecido e querido, que virou referência de endereço. “Ali depois da quadra de Jurandir”. Em 2011 citei ele no texto escrito sobre o Colinas neste link: “Dono da voz rouca” 

Sim, a quadra era de fato dele! Não porque ele tenha construído, e sim porque ele dedicou parte de sua vida a demonstrar seu talento nela. Sábado treinando com a gente, e domingo a vez dele dar o “seu show” na quadra. Sim, quando não ia vê-lo jogar, o escutava jogar. Como? Pois é, escutavámos a sua voz e seus gritos de casa. Sim, isso mesmo!Há quantos km de distância? Acredite ou não, aproximadamente 1 km. Todos sabem disso. Pelo menos eu vivi esta experiência.

Sim, foi ali que aprendi a fazer o famoso “giro em quadra”…

“recebeu, tocou, passou, girou”!!

Foi ali com ele que dei meus primeiros toques na bola. Ser elogiado pela facilidade de me antecipar a marcação e “roubar” a bola. Ensinado por ele mesmo é claro. Sim, era ali que ele nos ensinava não apenas futebol, mas sobre como tratar bem as pessoas. Se tivéssemos mal na escola, não jogava, se soubesse que brigamos na rua, não treinava e não jogava. Disciplina.

Virou tradição que passou de pais para filhos, e se eu não tiver delirando, deve ter até uma terceira geração. Recentemente descobri que meus dois sobrinhos: André de (9 anos) e Caio de 7, treinavam com ele. Não duvido que alguns dos que ali treinaram não tenham netos que também treinou com ele.

Professor, vá descansar! Chegou seu tempo. Nossa gratidão por tudo de bom que nos ensinou, além do prazer em jogar futebol.
Meus mais profundos sentimentos a todos seus familiares por esta grande dor de perda, (sei muito bem o que isso significa) que depois será saudade, e substituída paulatinamente pelo alívio da esperança da eternidade com cristo, onde iremos nos encontrar um dia.

De seu pupilo,

Fernando Macedo

0 Comentários



Deixe o seu comentário.

Deixe seu comentário